O espaço consignado ao Núcleo Museológico foi, durante o período de construção do Templo-Monumento, o local onde os operários repousavam durante a noite. Em 2003, a Confraria de Santa Luzia determinou requalificar a cripta do Templo-Monumento, transformando o local num acervo museológico que alberga exemplares expressivos do património móvel da secular Confraria de Santa Luzia.

O seu espólio museológico representa uma síntese materializada da história do Templo-Monumento. Entre os testemunhos expostos, destacam-se, pela sua antiguidade, o suporte granítico de um púlpito com a datação de 1664, uma imposta cuja epigrafia remete a primitiva dedicação da antiga capela à Nossa Senhora da Abadia, e várias peças dos séculos XVII a XIX pertencentes à mesma ermida. De realçar são, também, os traçados  do Templo-Monumento de Santa Luzia a tinta-da-china, da autoria do arquitecto Ventura Terra.

O Núcleo Museológico do Templo-Monumento de Santa Luzia é um convite ao conhecimento de outros tempos, outras figuras e outros modos, colocando à disposição os testemunhos das vivências do Monte de Santa Luzia nos últimos 350 anos a todos aqueles que acharem por bem subir a montanha.

É também através do Núcleo-Museológico que se situa a entrada do acesso ao zimbório, o melhor miradouro da região com uma vista inigualável.

Horário de funcionamento:

  • Inverno – das 8h00 às 17h00
  • Verão – das 8h00 às 19h00

Possibilidade de marcação de visitas guiadas.


O NÚCLEO MUSEOLÓGICO ENCONTRA-SE ENCERRADO ATÉ ABERTURA DE NOVO ESPAÇO. 

AS VISITAS GUIADAS ABRANGEM A IGREJA, GALERIA DOS BENFEITORES E ZIMBÓRIO.